Atividades complementares

Solicitação de integralização das Atividades Complementares

Conforme Resolução CEPEC nº 1554R/2002 do Regulamento dos Cursos de Graduação (RGCG), as Atividades Complementares (AC) são atividades acadêmicas, escolhidas e desenvolvidas pelo estudante durante o período em que esteja vinculado a um curso de educação superior, excetuando-se componentes curriculares.

• A carga horária dessas atividades totalizará um mínimo de cem (100) horas para efeito de integralização curricular e compreendem a participação em:
  • Monitorias;
  • Tutorias;
  • Projetos de pesquisa;
  • Projetos de extensão e cultura;
  • Estágio curricular não obrigatório;
  • Conferências;
  • Seminários;
  • Palestras;
  • Congressos;
  • Debates;
  • Outras atividades científicas, artísticas, culturais, sociais, de saúde e qualidade de vida;

A solicitação do aproveitamento das Atividades Complementares é realizada via Portal do Discente (SIGAA) e deverá ser feita apenas quando as horas totais (100h) tiverem sido cumpridas. Para isso, o discente deverá preencher a planilha com as atividades e respectivas cargas horárias, respeitando o limite máximo de cada atividade. O arquivo único deverá ser enviado em PDF, juntamente com todas as comprovações (declarações e certificados) na ordem em que se apresentarem na tabela. O documento deverá estar assinado pelo discente.

A Coordenação Acadêmica do curso analisará a solicitação e, sendo favorável, as horas serão automaticamente computadas, podendo ser conferidas através do Histórico Acadêmico do discente. Caso o pedido seja indeferido, o discente deverá adequar conforme as normativas.

Baixe o documento de solicitação de aproveitamento de atividades complementares:

Solicitação de aproveitamento de atividades complementares.doc

Solicitação de aproveitamento de atividades complementares.pdf